Afghan Hound

Publicidade


O Afghan Hound ou Galgo Afegão é um cão de grande porte,tem um físico muito belo e delgado e muito nobre, com um ar aristocrata. Possui uma pelagem incomum com fios longos e muito sedosos, indo até tocar o chão, dando um certo trabalho ao tutor para cuidar. É um esportista nato, precisa de espaço para correr, por isso deve-se oferecer a ele o exercício ideal, não sendo muito indicado para apartamentos, tem um espirito de caçador e é muito ágil, caçando grandes presas nos desertos e nas montanhas do Afeganistão. Ele também tem capacidade de pensar e caçar de forma independente, sem uma orientação humana.

É uma raça muito apegada e apaixonada pela sua familia e adora brincar, sendo um grande companheiro.  Apresenta uma certa resistência aos treinamentos.

É muito apreciado na Grã-Bretanha, sendo considerado um animal de luxo, por causa de seu temperamento dócil, inclusive com crianças, meigo e sensível.

HISTÓRIA E ORIGEM DA RAÇA AFGHAN HOUND 

É uma raça canina antiga e originária do Afeganistão, onde tinha como nome “Tazi”. Uma raça de cão muito antiga datada da era Pré Cristã, descrevidos em papiros e ilustrações desde a época dos faraós do antigo Egito há mais de 7.000 mil anos atras. Sua pelagem comprida e sedosa foi desenvolvida para se adaptar a qualquer clima, desde o frio rigoroso até um verão muito quente. No seu país de origem, o Afghan Hound existe em três variedades, a de pelo curto, a de pelo em franjas e a de pelo longo e espesso, considerado o verdadeiro cão afegão das montanhas.

Chegou a Inglaterra em 1900, por meio de um oficial inglês que se tornou o primeiro criador da raça fora de seu pais de origem , como cão de exposição, por ter uma beleza muito chamativa, com um exemplar chamado Zardin que venceu de forma espetacular em 1907 em Londres.

A raça foi criada para a caça, por ter uma visão excelente e uma incrível velocidade, caçava lebres, leopardos, coelhos e gazelas em terrenos montanhosos e difíceis. Sua aparência é única, corpo fino e longo e pelagem sedosa. Seu pior defeito é ser relutante ao obedecer quando chamado. É possível que persiga outros animais pequenos fora de casa, mas é capaz de conviver com eles se for socializado desde pequeno.

A raça também ficou conhecida após o anúncio de um cientista coreano que obteve com sucesso o primeiro clone canino, um Afghan Hound chamado Snuppy. Mesmo após controvérsias sobre os estudos realizados pela equipe, Snuppy foi reconhecido como o primeiro cão clonado da história.

Hoje é um cobiçado animal de estimação pelos apreciadores mais excêntricos. Foi reconhecido pela AKC (American Kennel Club) em 1926 e foi admitido como membro em 1940.

 TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO DO AFGHAN HOUND 

São conhecidos pela sua teimosia e por parecerem distantes, no entanto ele apresenta baixo nível de dominância, não demonstra agressividade, são, de modo geral bastante independentes e se mostram mais reservados, indiferentes e desconfiados com estranhos.

Se mostram mais obedientes aos adultos e crianças mais velhas, sendo indicados para tutores mais experientes e que saibam lhe dar com seu temperamento. Necessitam de exercícios diários ou se tornaram excessivamente nervosos ou tímidos.

O Afghan Hound é auto-didata, o que significa que não copiam o comportamento dos outros cães, mas sim criam seus próprios.

É muito carinhoso e apegado a familia, gosta muito de brincadeiras, é tranquilo, calmo, quieto e bem humorado. Gostam muito de correr e de praticar atividades físicas, por isso não são recomendados para apartamentos ou casas com quintal pequeno, pois podem fazer estragos grandes.

Não é submisso e não é um dos mais indicado para realizar a guarda. No  ranking de inteligência canina, de acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, ocupa a última colocação, mas isso não quer dizer que ele não seja inteligente, mas sim, um cachorro teimoso, que não obedece a comandos tão facilmente. Seus donos precisam saber liderar e disciplinar esse cão desde pequeno, com muita paciência e sem agressividade, pois são desobedientes. Uma característica especial dessa raça é o olhar distante, como se estivesse recordando os tempos passados. Alguns criadores afirmam que “Um Afghan nunca olha para você, e sim através de você.”

Dificilmente fica no colo dos donos ou se apresenta quando chamado, convive pacificamente dentro de casa, mais quando esta solto no jardim vai gostar de caçar pequenos animais. Geralmente ele é para ser de um único dono ou uma única familia, não costuma fazer as coisas par agradar.

Quanto o seu latido, não se preocupe, pois ele não é de latir muito, quando um estranho se aproximar, ele latira apenas uma ou duas vezes para lhe avisar, fazendo dele um não tão bom cão de guarda

Normalmente são tolerantes com crianças  bem comportadas, sendo mais indicados à famílias com crianças mais velhas que já entendam como tratar um cão sem serem brutas. A raça se dá bem com outros animais de estimação que forem criados juntos desde pequenos.

APARÊNCIA FÍSICA DO AFGHAN HOUND 

O Afghan Hound é um cachorro de porte grande, elegante, de aparência nobre. Possui um caminhar gracioso e leve, e sua pelagem é lisa,comprida e sedosa, que o ajudam na adaptação aos diversos climas. Tem uma cabeça alongada, o seu stop é muito leve ou inexistente, seu pescoço é longo e forte, o focinho também é longo com trufa negra ou fígado, com pelagem curta, suas orelhas tem inserção baixa são bem próxima a cabeça e cobertas por uma pelagem longa. Seus olhos tem aparência triangular de cor escura ou dorada.

Possuem os ossos do quadril proeminentes, e patas grandes, fortes e musculosas, cobertas de pêlos, a cauda é pouco longa e com pelos em sua extensão e portada alta quando em movimentação. todas as cores são aceitas. A pelagem do Afghan Hound é longa e com textura fina na região das costelas, dos membros e nos flancos. Já a partir do ombro e ao longo da sela, o pelo apresenta-se curto e fechado.

O filhote chega ao tamanho de um cão adulto a partir de 14 meses de vida, assim como os filhotes em geral eles são agitados e independentes.  Afghan Hound deve ser treinado desde filhote a obedecer às regras da casa. É importante ressaltar também que o treinamento não deve envolver punições físicas ao cão, apenas uma voz insistente e firme, além de muita paciência.

 COR E PELAGEM DO AFGHAN HOUND 

Seu pelo é longo e de textura muito fina na região das costelas, nos membros anteriores e posteriores e nas laterais. O pelo é longo na cabeça, da testa para trás, possuindo um sedoso topete. No focinho, o pelo é curto. Orelhas e pernas com boa pelagem. O pelo é curto e fechado ao longo do dorso em cães adultos.

Todas as cores são permitidas pelo padrão da raça no American Kennel Club, com certas combinações de cores consideradas mais agradáveis.

CUIDADOS, SAÚDE E BEM ESTAR DO AFGHAN HOUND 

O Afghan é um cão bem resistente e não costuma ter muitos problemas de saúde. Pode apresentar problemas como por exemplo, catarata, lesões na cauda e alergias, problemas ortopédicos como displasia coxofemural, que é bem comum em cães de grande porte e problemas neurológicos como mielopatia necrótica.

Os seus pelos exigem muito cuidado e precisam de escovação pelo menos três vezes por semana para evitar embaraço e remover os pelos mortos e banhos semanais ou a cada 10 dias.
Os problemas de saúde encontrados podem incluir displasia de quadril, cataratas juvenil, tiroidismo, paralisia da laringe e doenças hemorrágicas como doença de von Willebrand. Podem ter também alergias, sendo sintomas comuns os espirros frequentes, fluído nos olhos e nariz, coceiras, queda de cabelo e letargia. Tome muito cuidado com preparações químicas, como, anestesias, pó anti pulgas e/ou tranquilizantes.

O Afghan Hound precisa de passeios diários duas a três vezes por dia, e que totalizem ao menos uma hora. Além de evitar o sobrepeso, as caminhadas também possibilitam ao cachorro socializar com outros cães e pessoas.

Os seus dentes devem ser escovados de 2 a 3 vezes na semana, afim de evitar tártaros, bactérias, gengivite e a queda precoce dos dentes.

Ao procurar por filhote de Afghan Hound  venda, deve-se agir de forma cautelosa, pois não se trata de uma raça muito popular e procurada aqui no Brasil; assim, é preciso buscar um Afghan Hound em um canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.

As unhas devem ser aparadas uma ou duas vezes ao mês, caso não forem gastas naturalmente, se você ouvir suas unhas batendo no chão, significa que elas estão longas demais. As unhas dos cães possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Importante checar também suas orelhas pelo menos uma vez por semana e procurar por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

PREÇO

O Valor varia de  R$2.000,00 a R$ 8.000,00

Ficou com alguma dúvida sobre esta raça de cãozinho? Deixe sua pergunta nos comentários ou nos siga nas redes sociais através do Facebook.

Comentários

comentários

Publicidade