Akita Americano




O Akita Americano, que já foi conhecido como Grande Cão Japonês, tem sua história completamente ligada ao Akita original, ou seja, pode-se dizer que se tratavam de cães da mesma raça e que, a partir de dado momento, se dividiram em duas. São cães espertos, inteligentes e um cão muito limpo, chegando a enterrar as próprias fezes, da mesma forma que os gatos fazem. Essa raça é uma variante do Akita Inu e são bastantes resistentes ao frio.

HISTÓRIA E ORIGEM DA RAÇA AKITA AMERICANO

A história inicial do Akita Americano é similar ao do Akita Inu. Desde 1603, na provindo da região de Akita, os “Akita Matagis” (cães de tamanho médio para caça ao urso) foram usados como cães de briga. A partir de 1868, esses Akitas foram cruzados com o Tosa e com Mastiffs.

O Akita Americano foi desenvolvido nos Estados Unidos e ele também é conhecido como “O grande cão Japonês”. Ele foi originado por volta de 1900 pelo cruzamento entre o Akita Inu, Mastiff Inglês e Pastor Alemão. Eram usados como cães de briga e na caça de ursos, quando a briga de cães foi proibida, em 1910, esta raça pôde se propagar.

Mas ainda tem mais. Durante a segunda guerra mundial, foi necessária a pele dos cães para a fabricação de roupas militares. Os militares então ordenaram que todos os cachorros fossem sacrificados, menos os pastores alemães, já que eles eram usados em trabalhos oficiais. Isto não favoreceu o Akita americano. Se tornou popular depois da Segunda Guerra Mundial e com o fim da guerra, o japão restaurou a raça, já nos Estados Unidos um tipo diferente de Akita se formou.

O Akita Americano foi reconhecido em 1972 pelo Akita Of Club America, que foi fundado em 1956.

TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO DO AKITA AMERICANO

É uma raça desconfiada e um tanto resistente a novas amizades. Muito protetora com seu tutor, assim como o Akita Inu, o Akita Americano é de um dono só, mas obedece a todos os membros da familia e se da muito bem com crianças, desde que estas não sejam muito ‘brutas’ nas brincadeiras e, de preferência, que tenham sido criados juntos. O Akita Americano é um cão tranquilo, late muito pouco, tanto durante o dia como durante a noite e quando late é como sinal de advertência a um invasor. É também uma raça bastante paciente, principalmente quando se trata das fêmeas.

É um cão de guarda por excelência, muito forte e robusto, tem um temperamento dominante. O Akita é extremamente tranquilo e carinhoso, bastante obediente, possui inteligência suficiente para ser adestrado e utilizado como guia de cegos na América do Norte e Inglaterra.

O Akita Americano é um cão muito fiel e dedicado. É um cão territorial que costuma patrulhar a casa ou propriedade. São um pouco dominantes na sua relação com outros cães e bastante fiéis à sua família, pois nunca os irá machucar e protegerão acima de tudo. É importante ensinar desde cedo o seu Akita Americano a socializar com outros cachorros, pois perante um ataque violento ou uma atitude que podem interpretar como má, o nosso adorado cão pode mostrar uma má reação.

APARÊNCIA FÍSICA DO AKITA AMERICANO

São cães de grande porte, estrutura sólida, bem equilibrados. Mais alto e mais pesado que o Akita Inu. Tem a cabeça grande, em forma de triângulo obtuso, com focinho largo, profundo e cheio de trufa preta, as orelhas também são triangulares tipo spitz, olhos marrons escuros relativamente pequenos e orelhas eretas levantadas e mais ou menos alinhadas com a linha superior de seu peito. A Cauda é larga e bem revestida de pelos, de inserção alta e portada sobre o dorso.

COR E PELAGEM DO AKITA  AMERICANO

Tem pelagem dupla, seu subpelo é grosso, macio, denso e mais curto que o pelo externo, que é reto, áspero/duro e ligeiramente afastado do corpo. O pelo na cabeça, na parte de baixo dos membros e nas orelhas, é curto. O  comprimento do pelo na cernelha e sobre a garupa é de aproximadamente 5 cm, o qual é ligeiramente mais longo que no resto do corpo, exceto na cauda, onde a pelagem é mais longa e mais abundante.

Pode ser de qualquer cor, como vermelho, fulvo, branco, ou também malhado e tigrado. As cores são brilhantes e claras, e as manchas são bem balanceadas com ou sem máscara ou faixa branca. Cães brancos (de cor sólida) não têm máscara. Os malhados têm uma cor de fundo branca com grandes manchas igualmente distribuídas cobrindo
a cabeça e mais de 1/3 do corpo. O subpelo pode ter uma cor diferente que a do pelo externo (cobertura).

CUIDADOS, SAÚDE E BEM ESTAR DO AKITA  AMERICANO

São resistentes, mas sofrem algumas doenças genéticas e são sensíveis a certos medicamentos. As doenças mais comuns e que temos de ter em conta são a displasia de quadril e a displasia do joelho, hipotireoidismo, atrofia da retina em exemplares de idade avançada.

São cachorros muito limpos e limpam-se a si mesmos com regularidade depois de comer e brincar. A escovação deve ser feita diariamente e especialmente na época de muda para estar sempre perfeito. O banho é feito a cada mês e meio ou dois meses.

É um cão muito ativo, por isso deverá levá-lo a passear pelo menos 2 ou 3 vezes por dia. Gostam muito de brincar e mordiscar desde que são cachorros e descobrem que o podem fazer. Por isso, ele deverá ter um ou vários mordedores assim como brinquedos para que se mantenha entretido nos momentos em que você não estiver em casa.

Ao procurar por filhote dessa raça para a venda, deve-se agir de forma cautelosa, pois não se trata de uma raça muito popular e procurada aqui no Brasil; assim, é preciso buscar um filhote em um canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.

As unhas devem ser aparadas uma ou duas vezes ao mês, caso não forem gastas naturalmente, se você ouvir suas unhas batendo no chão, significa que elas estão longas demais. As unhas dos cães possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Importante checar também suas orelhas pelo menos uma vez por semana e procurar por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

PREÇO

O Valor varia de  R$1.500,00 a R$ 3.500,00

Ficou com alguma dúvida sobre esta raça de cãozinho? Deixe sua pergunta nos comentários ou nos siga nas redes sociais através do Facebook.

Comentários

comentários