Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

Publicidade


O American Cattle Dog ou Boiadeiro Australiano é um cãozinho cheio de energia, inteligencia e fidelidade. É uma raça apaixonante, muito fiel ao seu dono e que necessita de muitos exercícios. Foi criado para auxiliar os agricultores com o gado. Cruzaram as raças Collie Escocês e o Dingo (um cachorro selvagem australiano), em seguida, eles introduziram o sangue do Kelpie, o Dálmata e o Bull Terrier, criando assim um cachorro legitimamente australiano. Como resultado, o Australian Cattle Dog (ainda conhecido como Blue Heeler, Queensland Heeler, ou Boiadeiro Australiano), criou-se um cão resistente, forte, com um temperamento tranquilo e capaz de realizar todo o trabalho que lhe é proposto.

Um verdadeiro dominante, caso julgue necessário tenha certeza que o Boiadeiro Australiano irá tomar a iniciativa e ordenar o que não estiver no lugar, ele precisa de um dono muito firme e que demonstre para ele autoridade, assim ele vai olhar para seu dono antes de tomar a decisão com suas próprias patas.

HISTÓRIA E ORIGEM DA RAÇA AUSTRALIAN CATTLE DOG (BOIADEIRO AUSTRALIANO)

É uma raça oriunda da Austrália, pelos meados do século 19, sua criação se deu porque era preciso um cão que suportasse correr longas distâncias em um terreno difícil com temperaturas altas e que também realizasse o trabalho sem latir, pois cães inicialmente trazidos da Inglaterra não deram conta do trabalho.

Foi realizado cruzamentos inicialmente com o Collie e o resultado foi um animal de cauda ​​preta com manchas brancas no pescoço e no corpo, de grandes orelhas caídas (chamado de Smithfield), esse por sua vez foi cruzado com o Dingo Timmins dando origem aos Timmins morder, que era um trabalhador dedicado e bastante calmo, mas muito intransigente. Continuaram a cruzar pois, estavam buscando por um exemplar que tivesse uma grande resistência pois, muitas vezes estes cachorros seriam chutados pelo gado, e não deveriam parar por causa disso.

Então em 1849, um fazendeiro chamado Hall observou que dois cães do tipo Collie, chamados Heelers Galeses, eram superiores ao Collies tradicionais, mas ainda não eram perfeitos. Hall, cruzou estes cães com o Dingo e os Timmins, criando assim os Heelers , que se mostraram trabalhadores silenciosos e muito resistentes. Um macho de nome Bentleydog foi considerado o responsável pela marcação branca na cabeça dos atuais exemplares de Australian Cattle Dog.

Em 1870 os  irmãos Bagust decidiram aprimorar ainda mais, cruzando-os com uma fêmea de Dálmata, para se certificar-se de introduzir na raça o amor pelos cavalos e seu instintos protetor. Outras raças como o Bull Terrier também foram introduzidas na busca de temperamento e características inerentes que resultassem nas qualidades que o Boiadeiro Australiano tem hoje. Obtiveram uma primeira ninhada e o próximo passo foi entrecruzá-los com o Kelpie australiano e mais outro tipo terrier local (para aumentar a resistência à dor) assim, nasceu o Australian Cattle Dog, um trabalhador, dócil, resistente e fácil de treinar.

Um padrão para o Australian Cattle Dog foi criando apenas em 1897, com ênfase nos traços que remetiam ao Dingo. A raça começou a ser vista na América e na Europa apenas na década de 1970, ganhando o seu reconhecimento pelo AKC – American Kennel Club, apenas em maio de 1980. Desde então, o Boiadeiro Australiano tornou-se um cão reconhecido nas premiações, mas sem perder sua função principal.

TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO O AUSTRALIAN CATTLE DOG (BOIADEIRO AUSTRALIANO)

O Australian Cattle Dog é uma raça inteligente, enérgica e indicado para trabalhos de pastoreio com o gado no campo. Atende com rapidez aos comandos mais complexos e seu adestramento se torna fácil, pois compreende facilmente ao comando dado, é claro, deve ser ensinado desde filhote, pois ele é bem obstinado e precisa de donos com muita liderança.

É muito ligado a familia e um tanto desconfiado com estranhos, se tornando um belo cão de guarda. Necessita de espaços ao ar livre, não sendo muito indicados para apartamentos ou casas com pátios pequenos. Muito dócil com crianças de todas as idades, mais com seu instinto de boiadeiro ele tende a mordiscar os calcanhares de crianças que estiverem correndo.

O Australian Cattle Dog raramente costuma morder o gado e jamais costumam morder pessoas, mesmos se provocados, somente atacaria para proteger seus donos. Eles escolhem apenas uma pessoa como dono e que irá colocá-lo acima de tudo, mas também irá amar e respeitar os outros membros da família, no entanto seu dono eleito irá receber atenção e carinho especial. Se adapta perfeitamente a rotina da familia.

O Boiadeiro Australiano é um cão de trabalho e por isso necessita de exercícios e gosta muito de se ocupar, apesar de poder ficar quieto por várias horas. É extremamente confiável e muito apropriada para fazendas, ranchos, e se dá muito bem com o gado ou cavalos que é seu ambiente de origem e onde estes cães vivem realmente felizes e podem desempenhar suas habilidades instintivas.

APARÊNCIA FÍSICA DO AUSTRALIAN CATTLE DOG (BOIADEIRO AUSTRALIANO)

O Australian Cattle Dog é um cão harmonioso, de porte médio.  A cabeça é forte e deve estar em equilíbrio com as outras proporções do cão e em harmonia com a sua conformação geral, com stop definido, tem a trufa preta, de focinho forte e dentição sólida, largo e bem cheio, de comprimento médio.  Os olhos devem ser de forma oval e tamanho médio, nem proeminentes nem profundos e devem expressar vigilância e inteligência. A cor dos olhos deve ser marrom escuro. Um brilho de advertência ou desconfiança é característico quando um estranho se aproxima. As orelhas são inseridas bem afastadas no crânio, inclinadas para fora, ficam eretas quando em alerta.

A inserção da cauda é moderadamente baixa, seguindo o contorno da garupa inclinada e seu comprimento atinge aproximadamente os jarretes. Em descanso, deve ser portada pendente numa curva bem suave. Durante o movimento ou em excitação, a cauda pode ser levantada, mas em nenhuma circunstância qualquer parte da cauda deverá ser portada acima da vertical que passa pela sua raiz. A cauda deve conter uma boa pelagem em pincel.

COR E PELAGEM DO AUSTRALIAN CATTLE DOG (BOIADEIRO AUSTRALIANO)

A pelagem é lisa e dupla, com um subpelo curto e denso. A pelagem de cobertura é fechada, os pelos são retos, duros e assentados, sendo resistentes à chuva. Sob o corpo até atrás dos membros, a pelagem é mais longa e forma, próximo à coxa, uma suave forma de culotes (franja). Na cabeça (incluindo a face interna das orelhas), até a face anterior dos membros e das patas, o pelo é curto. Ao longo do pescoço, é mais longo e mais grosso. Como uma média, o pelo no corpo deve ter de 2,5 a 4 cm de comprimento.

Sua cor pode ser, azul, azul mosqueado ou azul salpicado com ou sem outras marcas. As marcas permitidas são preto, azul ou castanho (“tan”) na cabeça, preferencialmente distribuídas de maneira uniforme. A marcação em castanho nos membros anteriores está presente na metade deles e se estende até a face anterior
do ante peito e garganta, com castanho nas maxilas, nos membros posteriores, marcas castanho na face medial das pernas e coxas, manifestando-se na face anterior dos joelhos e ampliando-se para a face externa das pernas, desde os jarretes até os dedos.
Também podem ter a cor vermelho salpicado que deve ser uniforme por todo o corpo, incluindo o subpelo (nem branco, nem creme), com ou sem manchas vermelhas mais escuras na cabeça.

CUIDADOS, SAÚDE E BEM ESTAR DO AUSTRALIAN CATTLE DOG (BOIADEIRO AUSTRALIANO)

O Australian Cattle Dog tem muita energia e precisa de exercícios físicos de alta intensidade, como corridas, caminhadas longas e brincadeiras. Além disso, ele gosta de estar ocupado. Ele gosta muito de estar próximo aos seus donos, convivendo com a família dentro de casa. Por isso,  é ideal que sua cama e seu espaço para dormir sejam dentro da residência e não no quintal. Além disso, ele não exige cuidados especiais com sua pelagem ou banhos frequentes. Uma escovação semanal já basta para manter o pelo brilhante e livre da pelagem morta.

Normalmente não geram grandes preocupações aos seus donos relacionadas à sua saúde. Eles são fortes e saudáveis. No entanto, com a idade podem desenvolver doenças, como atrofia progressiva da retina, luxação da patela, surdez congênita e osteoartrite.

Sempre verifique suas orelhas, patas, focinho, boca e os olhos se estão vermelhos ou com odor ruim. Isso pode ser sinal de infecção. Verifique também a pele se tem erupções cutâneas, vermelhidão ou  inchaço. Esses cuidados podem evitar um problema mais sério no futuro. Escovar os dentes do Australian Cattle Dog , pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Ao procurar por filhote dessa raça para a venda, deve-se agir de forma cautelosa, pois não se trata de uma raça muito popular e procurada aqui no Brasil; assim, é preciso buscar um filhote em um canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.

As unhas devem ser aparadas uma ou duas vezes ao mês, caso não forem gastas naturalmente, se você ouvir suas unhas batendo no chão, significa que elas estão longas demais. As unhas dos cães possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Importante checar também suas orelhas pelo menos uma vez por semana e procurar por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

PREÇO

O Valor varia de  R$1.500,00 a R$ 2.500,00

Ficou com alguma dúvida sobre esta raça de cãozinho? Deixe sua pergunta nos comentários ou nos siga nas redes sociais através do Facebook.

Comentários

comentários

Publicidade