Australian Shepherd ( Pastor Australiano)

Publicidade


O Pastor Australiano ou Aussie, como também são chamados, são cães criados para pastorear rebanhos. Muito popular na Austrália, possui uma energia muito alta, em busca sempre do que fazer, o peludo dessa raça adora comandar qualquer animal, seja vaca, ovelha ou até mesmo galinha.

Como é cheio de energia, ele pode trabalhar o dia todo sem se cansar, tem um temperamento muito equilibrado, muito afetuoso e muito devotado aos seus donos, porem com estranhos se torna mais indiferente.

Deve ser adestrado desde filhote, pois como foi criado para pastorear o gado, ele tende a ser mais dominante e por assim, exige um tutor de mãos firmes e que mostram a ele quem é o líder, mostrando sempre confiança e firmeza.

É um cão com uma inteligência notável, adora e segue uma rotina e se as coisas não saem como rotineiramente e pode estranhar e fazer com que as coisas andem do modo certo. Desde sua refeição, passeios, brincadeiras, treinos, hora de dormir, tudo deve estar em ordem.

HISTÓRIA E ORIGEM DA RAÇA AUSTRALIAN SHEPHERD (PASTOR AUSTRALIANO)

Ao contrário do que seu nome sugere, ele não é um raça Australiana, mas chegou a América via Austrália. Por volta do século XIX  quando o povo Basco da Europa se estabeleceu na Austrália, levou consigo as suas ovelhas e seus cães pastores. Pouco tempo depois, muitos desses pastores se mudaram para o oeste dos Estados Unidos com seus cachorros e suas ovelhas. Então os Americanos, chamaram de Pastor Australiano, por conta de sua antiga morada.

O Pastor Australiano foi originalmente desenvolvido para pastorear gado nos Estados Unidos, e ainda desempenham seus trabalhos como cães pastores.

É provável que os ancestrais do Pastor Australiano incluam cães do tipo Collie e do tipo Pastor que foram importados da Austrália na década de 1840, daí o nome. Criadores foram se esforçaram muito para melhorar o seu pastoreio e criar um cão que fosse mais resistente e inteligente.

Essa raça permaneceu mais discreta até os anos 50, quando começou a ser apresentada em shows, rodeios e ainda no cinema, aumentando assim a sua popularidade. Alguns ainda podem ser encontrados com pedigrees Aussies. O primeiro registro foi pelo International English Shepherd Registry, que hoje é conhecido como National Stock Dog Registry. A raça Pastor Australiano foi reconhecida pela AKC em 1993.

TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO O AUSTRALIAN SHEPHERD (PASTOR AUSTRALIANO)

Tem um temperamento muito protetor, age como um cuidador não somente do rebanho mas também da familia que o escolheu. É muito equilibrado, um ótimo companheiro para a familia e um bom cão de trabalho, leal, atencioso e muito animado. É um cão muito resistente e corajoso, confiante e muito inteligente.

Quando não se exercita regularmente ou se sente desafiado torna-se difícil a convivência. É tímido com estranhos e tem instinto protetor e pode tentar pastorear as crianças e os animais pequenos mordiscando. A socialização deve ser feita desde cedo pois ele não é muito dócil com outros cães.

É muito carinhoso e um excelente guarda, reservado e desconfiado, como a maioria dos pastores tende a ser cauteloso com pessoas desconhecidas, sendo tímido ou agressivo, não convivem bem em apartamentos e nem sozinhos, já que podem se tornar agressivos se isso acontecer. Precisam da atenção de seu tutor e muita interação humana.

Podem desenvolver fobia de ruídos, pois são bem sensíveis ao som altos e inesperados, então cuide de seu Pastor Australiano quando houver tempestades ou queima de fogos de artificio.

APARÊNCIA FÍSICA DO AUSTRALIAN SHEPHERD (PASTOR AUSTRALIANO)

Tem um porte médio, um corpo atlético e musculoso, bem equilibrado e condicionado ao trabalho. Tem um crânio largo e longo,  stop moderado focinho que se afina gradativamente. Os olhos são amendoados e têm um olhar muito vivo. Suas orelhas são mantidas altas e se recolhem em rosa quando está em estado alerta. Nos exemplares azuis merles e pretos a pigmentação  é preta na trufa e lábios, nos vermelhos merles e vermelhos a pigmentação é fígado (marrom) na trufa e também lábios. O corpo é ligeiramente mais longo que alto. A cauda é reta, naturalmente curta ou cortada. Alguns exemplares podem apresentar um olho de cada cor, sendo um deles azul.

COR E PELAGEM DO AUSTRALIAN SHEPHERD (PASTOR AUSTRALIANO)

O pelo tem textura média, retos ou ondulados e resistentes a intempéries, de comprimento médio. O subpelo varia em quantidade de acordo com as variações do climáticas. O pelo é curto e macio na cabeça, orelhas, frente das pernas, anteriores e abaixo dos jarretes. A parte traseira dos posteriores e os culotes são moderadamente franjados.
Os machos têm uma juba moderada e franjas mais pronunciadas do que as fêmeas.
Suas cores podem ser azul merle, preto, vermelho merle, vermelho, todos com ou sem manchas brancas e/ou marcas castanhas.

CUIDADOS, SAÚDE E BEM ESTAR DO AUSTRALIAN SHEPHERD (PASTOR AUSTRALIANO)

O contato humano é muito importante para eles, precisam de bastante atenção, não se adaptam muito bem a vida solitária, restringida ao jardim. Precisam de exercícios físicos diários, cerca de uma hora diária e de atividades mentais, corridas, jogos, treinos de obediências,  exercícios de agilidade…

Cuide bem do local que ele vai ficar, tenha a segurança de que ele não irá cavar por baixo do muro ou pular por ele, o sonho do seu animalzinho é encontrar algum rebanho para pastorear. Tende a dar uns puxõezinhos quando passear na coleira.

Seu pelo precisa ser escovado uma a duas vezes na semana. A raça perde muito pelo durante todo o ano, e aumenta mais durante a primavera, quando ele perde o seu casaco de inverno. O banho deve ser dado uma ou duas vezes ao mês.

Os Pastores Australianos respondem bem ao treinamento com métodos que utilizam o reforço positivo e geralmente ficam felizes em receber comandos de seu treinador.

Tem predisposição à doenças como, alterações oftálmicas, sanguíneas, de coluna vertebral, displasia coxofemoral, dermatites e epilepsia.

Ao procurar por filhote dessa raça para a venda, deve-se agir de forma cautelosa, pois não se trata de uma raça muito popular e procurada aqui no Brasil; assim, é preciso buscar um filhote em um canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.

As unhas devem ser aparadas uma ou duas vezes ao mês, caso não forem gastas naturalmente, se você ouvir suas unhas batendo no chão, significa que elas estão longas demais. As unhas dos cães possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Importante checar também suas orelhas pelo menos uma vez por semana e procurar por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

PREÇO

O Valor varia de  R$2.000,00 a R$ 6.000,00

Ficou com alguma dúvida sobre esta raça de cãozinho? Deixe sua pergunta nos comentários ou nos siga nas redes sociais através do Facebook.

Comentários

comentários

Publicidade