Boiadeiro Bernês – Bernese Moutain Dog

Publicidade


Este cão é fiel, companheiro. e muito leal, o Bernese Moutain Dog ou Boiadeiro Bernês, é um cachorro de porte grande, que gosta e precisa de companhia. É um cão de trabalho, que foi desenvolvido para pastorear gado e puxar carroças. É dono de um temperamento maravilhoso.

HISTÓRIA E ORIGEM DA RAÇA BOIADEIRO BERNÊS

O Bernese tem suas origens em Berna, capital da  Suíça, esta raça também é conhecida como Bernese, Bernese Mountain, Cão da Montanha, Bouvier Bernois, Sennenhund e por outros nomes. Eram utilizados pelos camponeses como guardião de residências e também no pastoreio de gado e ovelha e como tração animal, puxando pequenas carroças que carregavam o queijo e o leite produzido nas fazendas, por este motivo o Bernese era também conhecido como o cão queijeiro.

Por volta de 1800, foram quase extintos, devido ao avanço da industrialização, apesar de seu amplo uso, mas foi iniciado um estudo para catalogar as raças de cães suíços, foi quando a raça Bernese, encontrada no vale dos baixos alpes, foi uma das estudadas e mais divulgada pela Europa, possibilitando sua popularização e evitando sua extinção.

Em 1907 foi criado o primeiro clube dedicado à raça, para aprimorá-la e padronizá-la. Logo depois, os Berneses foram cruzados com cães Terra Nova para que se tornassem maiores e para suavizar sua forte personalidade. Em 1926, o Bernese chegou à América e, 11 anos depois, foi oficialmente reconhecida como raça pela American Kennel Club. Anos depois, em 1973, foi publicado o padrão oficial da raça.

TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO DO BOIADEIRO BERNÊS

O Boiadeiro Bernês é um cachorro de fácil convivência e um bom companheiro para a família. Ele é sensível, leal e extremamente devotado. Esta raça de cão está longe de ser considerada agressiva, tanto com humanos como com outros cães, um dos motivos que a faz ser uma raça tão cativante.

Será um excelente guardião da casa, já que tem um instinto bastante definido de ser guarda. É considerado silencioso, dificilmente late, a não ser quando algo estranho aconteça, como um barulho suspeito na casa. É um cão amável e simpático com todos, embora, às vezes, com os estranhos, possa apresentar um pouco de receio. É independente, mas nem por isso é menos carinhoso.

Uma raça inteligente e de fácil adestramento. Precisa de companhia constante e espaço para brincar, por isso não deve ficar confinado em canis ou quintais sem o contato com pessoas ou sozinho por longos períodos. Embora amável, deve-se cobrar a liderança sobre o cão constantemente, principalmente enquanto filhote, para que o animal se equilibre e respeite o dono. Devido a sua pelagem espessa é muito sensível ao calor.

APARÊNCIA FÍSICA DO BOIADEIRO BERNÊS

 O cão da Bernese é ligeiramente mais longo do que alto. Sua cabeça é forte. Balanceada em tamanho com a aparência geral do cão, não muito maciça. Seu crânio, visto de frente e de perfil, é ligeiramente arredondado. Sulco frontal pouco marcado. Seu Stop é bem definido, mas sem ser muito pronunciado. Sua trufa é preta, com focinho forte, de comprimento médio. Os olhos são marrons escuro, amendoados, tem expressão meiga. Já sua cauda é emplumada cheia, pendendo até o jarrete, em repouso, é portada baixa, em movimento, eleva-se até o nível do dorso ou pouco acima.

COR E PELAGEM DO BOIADEIRO BERNÊS

Tem o pleo longo, brilhante, reto ou ligeiramente ondulado, com a coloração de preto intenso, com manchas castanho avermelhado, nas bochechas, acima dos olhos, nos quatro membros e no peito que também tem manchas brancas, que estão presentes na cabeça, no focinho e ponta das patas.

CUIDADOS, SAÚDE E BEM ESTAR DO BOIADEIRO BERNÊS

O Bernese possui pelos compridos e quentes, por isso o cão pode sofrer mais em altas temperaturas, por este motivo, o ideal é que evite fazer longas caminhadas em dias quentes e limite os exercícios de manhã cedo ou à noite, quando está mais fresco. Com seu porte grande, também precisa de um quintal com um bom espaço para as suas brincadeiras. Além do brincadeiras ou jogos no quintal, ele precisa no mínimo de 30 minutos de exercícios bem vigorosos todo dia.

Não deixe brincar ou correr em superfícies duras (como ruas pavimentadas), saltar excessivamente, ou puxar cargas pesadas até que ele tenha, pelo menos, dois anos de idade e suas articulações estão totalmente formadas. Se exercitar na grama é melhor.

 

A perda de pelo é moderada durante todo o ano e forte na primavera e no outono, por isso ele precisa que sejam feitas escovações diárias em seu pelo e que os banhos sejam apenas esporádicos, por exemplo a cada 3 meses, pois demoram para secar e podem facilitar a proliferação de fungos na pele do cão. Em lugares mais quentes o intervalo de um banho para o outro pode ser de menos tempo.

Necessita de atividade física diária e não se adapta muito bem em apartamentos, e se não se exercitar pode se tornar destrutivo e desobediente.

Comece acostumando seu Bernês com todos esses cuidados enquanto ele é um filhote. Lidar com suas patas com freqüência, os cães são sensíveis em relação as suas patas e examine dentro de sua boca. Faça disso tudo uma experiência agradável para seu cão com palavras de incentivo, carinho e recompensas, e você vai preparar o terreno para exames veterinários e outras manipulações mais fáceis, quando ele for um adulto.

Tem predisposição à doenças como o câncer, displasia de anca, displasia do cotovelo, atrofia progressiva da retina e torção gástrica.

Ao procurar por filhote dessa raça para a venda, deve-se agir de forma cautelosa, é preciso buscar um filhote em um canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.

As unhas devem ser aparadas uma ou duas vezes ao mês, caso não forem gastas naturalmente, se você ouvir suas unhas batendo no chão, significa que elas estão longas demais. As unhas dos cães possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Importante checar também suas orelhas pelo menos uma vez por semana e procurar por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

PREÇO

O valor varia de  R$2.500,00 a R$ 5.000,00

Ficou com alguma dúvida sobre esta raça de cãozinho? Deixe sua pergunta nos comentários ou nos siga nas redes sociais através do Facebook.

 

 

 

 

Comentários

comentários

Publicidade