Bullmastiff




O Bullmastiff é um cão de guarda por natureza, não deixando de ser um cão carinhoso e afetuoso com a sua família. É um cão ativo e muito seguro de si, muito bem estruturado, passando a impressão de ser um cão extremamente forte.

É um grande protetor da família e da residência, espantando de forma maravilhosa todos os invasores. É uma raça que não tem muita queda de pelo, mas baba frequentemente.


HISTÓRIA E ORIGEM DA RAÇA BULLMASTIFF

Foi criado na Inglaterra no começo do século XIX, onde os donos das terras estavam preocupados em proteger seus bens, era necessário um cão forte e corajoso que pudesse aguardar a aproximação do invasor em silêncio, atacar a partir de um comando e render o invasor sem machucá-lo. Queriam um cão temível como o Mastiff, mas bem mais veloz, leve e combativo. Então depois de várias tentativas, por volta de 1791 cruzaram o Mastiff com o Bulldog e acabaram obtendo o cão em sua forma atual. A contribuição mais marcante para essa criação se deve a um criador chamado S. S. Moseley.

Em 1924,o England’s Kennel Club reconheceu a raça e somente em 1933 O American Kennel Club seguiu. O primeiro Bulmastiff registrado pela AKC foi Fascination of Felons Fear em 1934.


TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO DO BULLMASTIFF

O Bullmastiff é um cão grande e imponente e que à primeira vista pode causar medo. Considerado um cão dócil, muito veloz, gentil e bem tranquilo, sendo um companheiro muito bom e um cão de guarda excelente. Ele não se deixa provocar com facilidade, mas se estiver ameaçado ele é destemido. Se dá bem com outros cães e animais da casa e também se dá muito bem com crianças, mas como é um cão de grande porte, pode haver situações em que possa machucar,involuntariamente, os pequenos. Portanto, é preciso ter atenção quanto a essa questão. 

Ele não é um cão indicado para tutores mais tímidos. A forma como é criado é determinante, em relação à sua postura como um cão adulto. 
É um cão bem reservado e cauteloso com estranhos, sendo necessário a socialização desde filhote.


APARÊNCIA FÍSICA DO BULLMASTIFF

É um cão forte, de aparência quadrada, tem seu crânio enrugado quando está em estado de alerta. Possui o focinho curto com stop bem marcado, seu nariz é achatado e largo com narinas bem abertas. Seus olhos são médios, escuros e de cor avela e separados por um sulco. As orelhas são pequenas e em V, pouco caídas e colocadas no alto.Sua cauda é implantada alta, mantida ereta ou curvada, sendo mais larga na base e se afinando na extremidade. Possui um corpo poderoso e simétrico, e embora denote de grande força, não é de aparência pesada. O dorso é curto e reto, enquanto que o lombo é largo e musculado. O peito é largo e profundo.


CORE PELAGEM DO BULLMASTIFF

Possui um pelo curto e duro, bem resistente as intempéries.

Sua cor pode variar no tom de fulvo ou vermelho, malhado ou não, em uma mancha branca no peito.


CUIDADOS, SAÚDE E BEM ESTAR DO BULLMASTIFF

O Bullmastiff é um cão de baixa energia que pode se adaptar muito bem a todos os ambientes. Sendo que vivem muito melhor dentro do que fora de casa.

Como seu focinho é curto faz com que ele seja mais propenso a exaustão pelo calor e insolação, sendo necessário evitar exercício durante o calor do dia, mantê-lo dentro de casa durante o tempo quente ou úmido.

Seu pelo é curto e denso, o que oferece boa proteção contra chuva, neve e frio. A boa notícia é que ele não tem grande perda de pelos, e a manutenção do seu pelo curto não requer muito esforço sendo fácil de manter limpo e brilhante com uma escovação diária rápida. O banho seria recomendado quando seu cão estiver muito sujo somente.

O Bullmastiff é um cachorro de grande porte que precisa de exercícios físicos todos os dias pra ficar em forma. Mas suas necessidades são moderadas e ele fica feliz com longos passeios de coleira.

Tem predisposição a doenças como: Predisposto a obesidade e a síndrome dilatação torção vólvulo gástrica, displasia coxofemoral, displasia do cotovelo, hiperplasia vaginal,alterações oftálmicas e cardíacas.

Os dentes devem ser escovados pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e de bactérias, diariamente seria muito melhor.

Mantenha o seu cãozinho em boa forma, medindo sua comida e alimentando duas vezes por dia em vez de deixar comida exposta o tempo todo. Se não tiver certeza se ele está acima do peso faça o teste do olho, primeiro, olhe para ele, você deve ser capaz de ver uma cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas,polegares ao longo da coluna vertebral, com os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não ver suas costelas sem ter que pressionar muito. Se você não puder, ele precisa de menos comida e mais exercício. Sempre consulte o seu veterinário para que o profissional acompanhe a alimentação de seu animal.

As unhas devem ser aparadas uma ou duas vezes ao mês, caso não forem gastas naturalmente, se você ouvir suas unhas batendo no chão, significa que elas estão longas demais. As unhas dos cães possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Importante checar também suas orelhas pelo menos uma vez por semana e procurar por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.


Ao procurar por filhote dessa raça para a venda,deve-se agir de forma cautelosa, é preciso buscar um filhote em um canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.


PREÇO

O valor varia de R$ 2000,00 a R$4000,00


GALERIA

Ficou com alguma dúvida sobre esta raça de cãozinho? Deixe sua pergunta nos comentários ou nos siga nas redes sociais através do Facebook e Instagram.

Comentários

comentários