Airedale Terrier




Essa é uma raça de cão de grande porte, muito elegante e bastante sociável, o Airedale é considerado o maior dos Terrier. Tem origem na Inglaterra e possui e uma pelagem áspera de coloração preta e castanho.

Foi desenvolvido para caçar lontras e texugos dentro das tocas, próximo as margens dos rios, pois tem um olfato apuradíssimo e é um excelente nadador, e alem de servir como caçador também serviu como mensageiro de guerra, cão policial, recolhedor de patos e rastreador de veados. Atualmente é utilizado como um cão de companhia.

Um cão extremamente dócil e carinhoso, com um temperamento bem forte, que não é muito adequado para apartamentos ou casas pequenas, gostam muito de brincar e se exercitar, adora cavar e enterrar objetos. Se da muito bem com crianças, já com outros cães nem tanto.

HISTÓRIA E ORIGEM DA RAÇA AIREDALE TERRIER 

Tem origem na Inglaterra mais ou menos a 100 anos, aparecendo no vale do Aire e utilizado para a caça de texugos e lontras, guia das cegos, cães policiais, cães de busca e resgate, hoje em dia ocupa pouco essas funções, é mais utilizado como cão de companhia, mas  sua vocação ainda persiste em seu instinto que é tão nobre e versátil.

Ele é conhecido como o rei dos Terrier e é o mais alto entre o grupo. Inicialmente foi chamado de Waterside terrier e só em 1878 foi reconhecido como Airedale Terrier.

 Mais tarde, a raça Airedale Terrier foi amplamente utilizada com grande bravura durante a Primeira Guerra Mundial para levar mensagens aos soldados e também para encontrar soldados feridos no campo de batalha.

TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO DO AIREDALE TERRIER 

É um cão confiante, inteligente, corajoso e muito alegre. É muito amigável com outras pessoas e crianças, mais nem tanto com outros cães, precisando de uma boa socialização desde filhote. A coragem e a atenção do Airedale Terrier faz deste cão um excelente guarda e protetor.

O Airedale precisa de muito exercício físico e mental podendo ser um pouco brusco quando brincam com crianças pequenas e com cachorros que não estejam habituados a brincadeiras brutas. É muito barulhento, mas só late por justa causa, como por exemplo, quando um estranho se aproxima do seu lar.

Por serem independentes e teimosos pode ser um pouco difícil de adestrar ele, por isso torna-se importantíssimo que sejam adestrados desde pequenos e que seu dono seja firme com ele.Apesar dessa teimosia toda, o Airedale é muito fiel, e muito brincalhão. Na grande maioria das vezes, na hora da brincadeira, quase sempre é ele quem escolhe qual a atividade. Ele costuma escolher apenas uma pessoa para seguir as ordens e leva o prêmio quem conseguir mostrar qual dos dois é quem manda no pedaço.

APARÊNCIA FÍSICA DO AIREDALE TERRIER 

 O Airedale Terrier tem um corpo compacto e musculoso que costuma ser quadrado, ligeiramente mais largo que alto. Seu peito é profundo mas não largo. A cabeça deste cão é alongada e tem a calvária plana. O stop não é pronunciado e não se nota à primeira vista. As mandíbulas do Airedale Terrier são poderosas, fortes e musculadas, mas não devem ser muito musculadas de maneira a que as bochechas tenham uma aparência arredondada. Os dentes são fortes e fecham em uma poderosa mordida em tesoura. O pescoço é musculado, sem papada e tanto o seu comprimento como largura são moderadas.

A cauda é forte e de inserção alta e quando anda tende a levanta-la, mas nunca curvada sobre o lombo.  Suas orelhas  são pequenas, e proporcional à cabeça., têm forma de V e a seção em que se dobram fica ligeiramente acima da calvária. Seu pelo é liso, duro, reto, grosso, rente ao corpo e seu manto é sempre preto ou cinza, assim como a parte superior do pescoço e da cauda. Todas as outras partes do corpo do Airedale Terrier são cor de fogo.

 COR E PELAGEM DO AIREDALE TERRIER 

Seu pelo é formado por duas camadas, a camada externa é densa, rígida e aramada, e a camada interna é curta e macia. Não é tão longa é deitada, reta e fechada, cobrindo o corpo e as pernas. Os pelos mais duros são encaracolados ou apenas ligeiramente ondulados; a pelagem crespa ou macia é altamente indesejável.

A sela é preta ou grisalha, assim como a parte superior do pescoço e a superfície dorsal da cauda. Todas as outras partes são castanhas. As orelhas são frequentemente castanho escuras, e um sombreado pode ocorrer em torno do pescoço e nas laterais do crânio. Alguns pelos brancos entre os membros anteriores são aceitáveis.

CUIDADOS, SAÚDE E BEM ESTAR DO AIREDALE TERRIER 

O Airedale necessita de muito exercício, por tanto o espaço necessário para ele não deve ser muito pequeno, alem do espaço é preciso leva-lo para passeios diários e longos e ter horários reservados para brincadeiras.

O pelo do Airedale Terrier precisa de escovação frequente, mas também precisa de cuidados específicos de forma periódica. Deve se atentar ao cuidado com a barba dele também, pois quando ele se alimenta podem ficar restos de comida nela, que devem ser removidas. O pelo exterior ou é aparado por  tosa ou por decapagem, um processo pelo qual revestimento é encurtado com uma faca de separação, uma ferramenta do tipo pente afiado, ou uma combinação de ambos.

Esta raça costuma ser muito resistente e apresenta poucos problemas de saúde. No entanto, deve-se prestar atenção a doenças relacionadas com os olhos, as infecções da pele, hipotireodismo e displasia de quadril.

Em relação ao banho, deve ser feito semanalmente me épocas com o verão. A sua caminha deve ficar sempre em um lugar onde tenha sombra durante todo o dia e que, de preferência, tenha boa ventilação. Em dias muito quentes, o melhor a se fazer é colocá-lo para dormir dentro de casa.

Os seus dentes devem ser escovados de 2 a 3 vezes na semana, afim de evitar tártaros, bactérias, gengivite e a queda precoce dos dentes.

Os dentes devem ser escovados pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e de bactérias, diariamente seria muito melhor.

Mantenha o seu cãozinho em boa forma, medindo sua comida e alimentando duas vezes por dia em vez de deixar comida exposta o tempo todo. Se não tiver certeza se ele está acima do peso faça o teste do olho, primeiro, olhe para ele, você deve ser capaz de ver uma cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas, polegares ao longo da coluna vertebral, com os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não ver suas costelas sem ter que pressionar muito. Se você não puder, ele precisa de menos comida e mais exercício. Sempre consulte o seu veterinário para que o profissional acompanhe a alimentação de seu animal.

As unhas devem ser aparadas uma ou duas vezes ao mês, caso não forem gastas naturalmente, se você ouvir suas unhas batendo no chão, significa que elas estão longas demais. As unhas dos cães possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Importante checar também suas orelhas pelo menos uma vez por semana e procurar por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

Ao procurar por filhote dessa raça para a venda, deve-se agir de forma cautelosa, é preciso buscar um filhote em um canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.

PREÇO

O Valor varia de  R$1.000,00 a R$ 2.500,00

FOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficou com alguma dúvida sobre esta raça de cãozinho? Deixe sua pergunta nos comentários ou nos siga nas redes sociais através do Facebook.

 

 

Comentários

comentários