Beagle




O Beagle é uma raça muito antiga. Este pequeno e um simpático cão de caça e é considerado o menor dos sabujos da Grã-Bretanha. É um cão robusto, de construção compacta, que dá a impressão de rusticidade com qualidade. É uma ótima raça de cachorros para crianças. É, sem dúvida, um cachorro dócil, incrivelmente sociável e brincalhão. O Beagle é um cão ativo, que gosta muito de uivar e latir.

O temperamento da raça Beagle é bastante equilibrado. Os cachorros desta raça não apresentam agressividade, nem timidez. É um cão amável e vigilante. O Beagle é considerado um cachorro alegre, corajoso e inteligente. Sua função essencial é a caça à lebre, seguindo seu rastro. A cabeça é levemente arrendondada, o stop é bem definido e o focinho não pontudo. As orelhas são longas, de extremidades arredondadas. Seus olhos são relativamente grandes, de cor marrom escuro ou avelã. A pelagem da raça é lisa, densa, nem muito curta, nem muito fina. Qualquer cor é admitida, à exceção da cor fígado.

De porte pequeno para médio, a altura dos cães da raça fica entre os 33 cm e os 40 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

HISTÓRIA E ORIGEM DA RAÇA BEAGLE

O Beagle é um cão originário da Inglaterra. Desde muito cedo então na história, a raça Beagle ficou popular na Inglaterra. Durante os reinados de Eduardo II (1307-1327) e Henrique VII (1485-1509), exemplares muito pequenos da raça, os Glove Beagles (eram pequenos o suficiente para serem carregados por uma mão enluvada), eram apreciados.

Eram mantidos pela aristocracia rural para caçar veados e lebres. Em 1475 foi quando a palavra Beagle foi usada pela primeira vez para descrever este tipo de cão de caça. É uma questão de debate se o nome vem de uma palavra celta que significa pequeno ou de uma palavra francesa que significa boca aberta ou boca alta. Dada a propensão do Beagle para latir quando ele pega um rastro interessante, a última teoria parece mais provável.

No início do século 19, os criadores trabalharam para padronizar a raça para que eles tivessem uma uniformidade na aparência e no temperamento.

O American Kennel Club e o Beagle Specialty Club ambos foram fundados em 1884. Nesse mesmo ano, o AKC começou a registrar Beagles.

TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO DO BEAGLE

É um cão enérgico, carinhoso, corajoso e inteligente. Como foi criado para viver em grupos, ama estar cercado por pessoas e outros animais. É bastante tranquilo, mas quando é deixado sozinho pode ser devastador). Adapta-se a qualquer tipo de vida, desde um pequeno apartamento na cidade até uma casa no campo.

Não é um bom guardião mas é um bom observador, já que latirá ou uivará na aproximação de pessoas não conhecidas. É determinado, resoluto e muito capaz, o Beagle pode ser um tanto que difícil de se treinar, por isso requer bastante treino e paciência por parte de seu tutor. Depois de detectar uma trilha, ele a seguirá até o ponto de exaustão e vai se distrair facilmente.

APARÊNCIA FÍSICA DO BEAGLE

O corpo do Beagle é bem balanceado, robusto mas sem exageros. Sua cabeça é de comprimento moderado. O focinho também é de comprimento médio, meio quadrado. Seus olhos são marrom escuro ou avelã, relativamente grandes, nem profundos, nem proeminentes, bem separados, com expressão meiga e suplicante. As orelhas são longas, de extremidades arredondadas, as quais devem atingir a ponta da trufa quando esticadas para frente.

Sua calda tem inserção alta, portada empinada sem curvar-se sobre o dorso, nem inclinar-se para frente, desde a raiz. Bem revestida de pelos, especialmente na sua parte inferior.

COR E PELAGEM DO BEAGLE

Seu pelo é duplo, liso, curto, denso e resistente à chuva. A queda de pêlos ocorre durante todo o ano.

Sua cor pode ser tricolor (preto, marrom e branco), azul, branco e marrom, manchas cor de texugo, manchas cor de lebre, manchas cor limão, limão e branco, vermelho e branco, marrom e branco, preto e branco, todo branco.

CUIDADOS, SAÚDE E BEM ESTAR DO BEAGLE

Os Beagles são bem fáceis de se cuidar. Uma boa escovação no pelo uma ou duas vezes por semana, remove os pelos mortos e ajuda a mantê-los longe de roupas e móveis, mas prepare-se eles soltam pelos durante o ano todo. Seus banhos tendem a ser mais prolongados, podendo ser uma vez a cada 2 ou 3 meses.

Necessitam de exercício diário, com uma longa caminhada na coleira ou uma brincadeira em uma área segura. Ele gosta de viver a vida ao ar livre em climas temperados. É um cão que se relaciona bem, portanto, precisa da companhia tanto de outros cães ou da sua família humana, geralmente ficam mais felizes se puderem dividir o seu tempo entre a casa e brincadeiras no quintal.

Um quintal cercado é uma necessidade para um Beagle pois ele é um viajante por natureza, por isso, ele tende a fugir.

Escovar os dentes do seu Beagle pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Tem predisposição à doenças como, doença do disco intervertebral, Eye Cherry (Olhinho de Cereja), Atrofia Progressiva da Retina e Glaucoma.

Os dentes devem ser escovados pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e de bactérias, diariamente seria muito melhor.

Mantenha o seu cãozinho em boa forma, medindo sua comida e alimentando duas vezes por dia em vez de deixar comida exposta o tempo todo. Se não tiver certeza se ele está acima do peso faça o teste do olho, primeiro, olhe para ele, você deve ser capaz de ver uma cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas, polegares ao longo da coluna vertebral, com os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não ver suas costelas sem ter que pressionar muito. Se você não puder, ele precisa de menos comida e mais exercício. Sempre consulte o seu veterinário para que o profissional acompanhe a alimentação de seu animal.

As unhas devem ser aparadas uma ou duas vezes ao mês, caso não forem gastas naturalmente, se você ouvir suas unhas batendo no chão, significa que elas estão longas demais. As unhas dos cães possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Importante checar também suas orelhas pelo menos uma vez por semana e procurar por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

Ao procurar por filhote dessa raça para a venda, deve-se agir de forma cautelosa, é preciso buscar um filhote em um canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.

PREÇO

O valor varia de  R$800,00 a R$ 2.500,00

FOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficou com alguma dúvida sobre esta raça de cãozinho? Deixe sua pergunta nos comentários ou nos siga nas redes sociais através do Facebook.

Comentários

comentários