Bearded Collie




É uma raça Escocesa, desenvolvida para pastorear ovelhas e gado em qualquer tempo ou terreno. São ótimos companheiros para a famílias. Por causa de sua energia e rapidez eles são bem adequados para competir em obediência, ralis, agilidade e outras competições para cães.

É muito dedicado e inteligente. O Bearded Collie é um bom amigo para as crianças, mas ele pode ser muito indisciplinado na presença de crianças pequenas, sendo ideais para famílias com crianças mais velhas, que podem lidar com sua natureza saltitante.

O seu nome significa Cão Pastor Barbado, isso pela grande quantidade de pelo que se acumula logo abaixo de sua boca.

HISTÓRIA E ORIGEM DA RAÇA BEARDED COLLIE

O Bearded Collie é uma raça escocesa e descendendo do Highland Collies e o polonês Owczarek Nizinny.  A história conta que um navio polonês foi pegar uma carga de ovelhas na Escócia em 1514 e negociavam três cães em troca de um carneiro e uma ovelha. Os cães poloneses foram cruzados com os Collies locais, e criando um O Collie com muito pelo, passou por algumas reproduções seletivas e cruzas até chegar o que é hoje o Bearded Collie.

Por se tratar de uma raça muito antiga, existe uma dificuldade em mapear de maneira precisa todos os seus antepassados. Os cães Bearded Collie são cães pastores usados para o trabalho rural para conduzir rebanhos,  suas atividades incluíam o controle e a ajuda para a travessia do gado em terrenos altos e acidentados.

Após a Primeira Guerra Mundial, a raça quase desapareceu, isso só não aconteceu porque, durante a década de 1940, algumas pessoas passaram a criar a raça de maneira independente. O uso para o trabalho no campo foi o que acabou garantindo a sobrevivência da raça por um longo período de tempo. Por volta do fim do século 19, este cão começou a ser admirado também por sua beleza, além das suas habilidades usadas para ajudar no pastoreio.

Não demorou muito para um Bearded participar das competições para cachorros na Inglaterra, onde uma cadela se torna a primeira campeã da raça em 1959. O interesse pela raça cresceu depois disso, e os cães se tornaram populares nos Estados Unidos e no Canadá.

O Bearded Collie Club of America foi fundado em 1969, e o American Kennel Club reconheceu a raça em 1976.

TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO DO BEARDED COLLIE

O Bearded Collie é um animal muito alerta e alegre, sempre pronto para se envolver em brincadeiras, correr e se divertir, principalmente em locais abertos. Não é uma raça indicada para apartamentos, por ter uma energia que parece ser inesgotável, faz com que ele precise de atividades durante o dia para poder extravasá-la.  Caso não brinque e passeie durante o dia pode se tornar destrutivo. Se adapta bem a tutores enérgicos.

É uma raça bastante sociável, dócil e amistoso, que gosta de estar na presença dos seus tutores e de outras pessoas que visitam a casa, convivendo bem ao lado de outros animais. Não é tímido nem reservado, mas muito curioso. Convive muito bem com crianças e idosos, não sendo um cão agressivo.

O Bearded Collie adora dar e receber carinho, além de gostar de chamar a atenção das pessoas para que brinquem com ele. Possuem um forte senso de proteção. Esta raça não deve ser usada como cão de guarda, por não ser um cão agressivo com estranhos.

Raramente escolhe uma única pessoa como dono, precisa de atenção e não é um cão adequado para pessoas que não podem passar muito tempo com eles. Por isso cuide para não deixá-lo sozinho por longos períodos.

O Bearded tem o hábito saltar e pular sobre as pessoas nos momentos mais inoportunos. Embora, se bem treinado, possa suprimir seus saltos, provavelmente o hábito nunca será completamente erradicado. O seu latido pode ser bastante excessivo, tenha isso em mente se você tem vizinhos que amam a paz.

O Bearded Collie não é o tipo de cão que deixará você esquecer o seu compromisso de levá-lo passear e o fará persegui-lo até mesmo na chuva, por isso esteja preparado com roupas para todas as condições meteorológicas. Felizmente, a sua pelagem é ideal para todos os tipos de condições climáticas. A pele o isola do calor e também protege o corpo da umidade, que raramente poderão alcançá-lo através do sub-pelo grosso.

APARÊNCIA FÍSICA DO BEARDED COLLIE

O Bearded Collie é um cão de porte médio, magro, alto e ativo, mas tem um estrutura forte, sua cabeça é proporcional ao seu tamanho. Os olhos geralmente combinam com a cor da pelagem, são grandes e inseridos afastados uns dos outros, tem uma expressão doce e afetuosa. As orelhas tem tamanho médio e pendentes. Dorso nivelado, tronco forte. Peito profundo. Sua cauda é portada para baixo e curvada para cima. O focinho largo e achatado, crânio, do mesmo comprimento e olhos curiosos e expressivos. Outra característica incomum da raça é a pigmentação. De fato, toda a cor do cão está constantemente mudando ao longo do tempo, e isto é um aspecto muito interessante nesta raça.

COR E PELAGEM DO BEARDED COLLIE

Seu pelo é duplo, com o subpelo macio e cerrado. O pelo de cobertura é plano, áspero, forte e eriçado, não é tão liso nem encaracolado, podendo ter uma leve ondulação. A pelagem possui comprimento e densidade suficientes para oferecer uma boa proteção ao cão, mas não o bastante para esconder as linhas naturais do corpo. De maneira nenhuma a pelagem deverá ser tosada. O focinho é rodeado por pelos ligeiramente mais longos nas laterais, de maneira a encobrir os lábios. A partir das bochechas, do lábio inferior e abaixo do queixo, o comprimento dos pelos aumenta na direção do peito, formando sua típica barba.

Tem coloração cinza ardósia, fulvo avermelhado, preto, azul, todos os tons de cinza, marrom e areia, com ou sem marcas brancas. Quando possui branco, este aparece no focinho, como uma marca na cabeça, na ponta da cauda, no peito, nos membros e nas patas; no caso de colar branco, as raízes dos pelos brancos não devem se estender atrás dos ombros. Ligeiras marcas castanhas são admitidas nas sobrancelhas, na parte interna das orelhas, nas bochechas, sob a raiz da cauda e nos membros, onde o branco se junta com a cor principal da pelagem.

Bearded Collie é um dos poucos cães que mostram uma variação na cor da pelagem durante sua vida toda, o que significa que ele jamais chega a uma tonalidade definitiva. Esse fator acaba até mesmo confundindo algumas pessoas, que podem ficar na dúvida em relação à origem do animal. A variação das cores também é muito comum em filhotes que pertencem a uma mesma ninhada. Conforme eles vão crescendo, é possível que as cores acabem se diferenciando de um animal para outro.

 CUIDADOS, SAÚDE E BEM ESTAR DO BEARDED COLLIE

O Bearded precisa viver no interior, com o sua família humana com acesso a um quintal ou área plantada murada ou cercada na qual ele pode se divertir, não se adapta bem em apartamento. O importante pra ele é estar perto dos seus tutores e brincar com eles.  Eles vão ficar satisfeitos com um caminha de meia a uma hora de caminhadas ou brincar com uma bola diariamente. Caso contrário, ele poderá acabar descontando nos móveis e outros objetos da casa, destruindo-os com as unhas e dentes.

O recomendado é que o Bearded Collie seja escovado uma ou duas vezes por semana, para que assim seus pelos mortos sejam removidos e a formação de nós seja evitada. O banho deve ser dado com frequência, a cada semana ou a cada 15 dias.

O Bearded Collie é uma raça sem problemas hereditários, mas pode ter predisposição à doenças como a alergia alimentar, displasia do cotovelo e hipertireoidismo.

Os dentes devem ser escovados pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e de bactérias, diariamente seria muito melhor.

Mantenha o seu cãozinho em boa forma, medindo sua comida e alimentando duas vezes por dia em vez de deixar comida exposta o tempo todo. Se não tiver certeza se ele está acima do peso faça o teste do olho, primeiro, olhe para ele, você deve ser capaz de ver uma cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas, polegares ao longo da coluna vertebral, com os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não ver suas costelas sem ter que pressionar muito. Se você não puder, ele precisa de menos comida e mais exercício. Sempre consulte o seu veterinário para que o profissional acompanhe a alimentação de seu animal.

As unhas devem ser aparadas uma ou duas vezes ao mês, caso não forem gastas naturalmente, se você ouvir suas unhas batendo no chão, significa que elas estão longas demais. As unhas dos cães possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Importante checar também suas orelhas pelo menos uma vez por semana e procurar por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

Ao procurar por filhote dessa raça para a venda, deve-se agir de forma cautelosa, é preciso buscar um filhote em um canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.

PREÇO

O valor varia de  R$2000,00 a R$ 4.000,00

FOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficou com alguma dúvida sobre esta raça de cãozinho? Deixe sua pergunta nos comentários ou nos siga nas redes sociais através do Facebook.

 

 

 

Comentários

comentários