Affenpinscher





O nome Affenpinscher tem sua origem em alemão, que significa “cara de macaco”, nome dado à raça devido à semelhança com um macaquinho. São cachorrinhos alegres e engraçados, adoram fazer palhaçadas, são vigorosos e com toda certeza irão te receber em casa com um brinquedinho na boca, te chamando para brincar. São perfeitos para toda a família, muito fiéis ao dono, vigilantes e as vezes impacientes.

Seu porte é pequeno e isso o fez com que se tornassem uma das raças favoritas das pessoas que gostam e procuram um animalzinho pequeno com a atitude de cachorro grande.

O adestramento se torna fácil pois ele é dócil e muito obediente. Ele aprende rapidamente e se ajusta muito bem as mudanças, sendo um ótimo companheiro para viagens.

Tem uma natureza aletra, o tornando um excelente cão de guarde, que sempre irá te alertar dos perigos e de pessoas desconhecidas, seu latido não se torna excessivo, o que não o torna um latidor chato, tem tendencias ao territorialismo quando junto de outro cão, um treinamento social desde pequeno ajuda muito a não se tornar tão territorialista.


HISTÓRIA E ORIGEM DA RAÇA AFFENPINSCHER 

A raça é de origem Alemã  e não se sabe ao certo quando essa raça surgiu, porém é possível encontrar registros dessa raça em pinturas de antes do século XVII. Essa raça é descendente do Pinscher Alemão de Pelo Duro e também foram utilizados no processo de criação de vários outros cães de pequeno porte pela Europa, como por exemplo o Griffon Bruxelas e Schnauzer.  Sua primeira aparição em uma exposição canina foi em 1879, tendo se tornado bastante popular pouco antes da Primeira Guerra Mundial, em contrapartida, diminuiu consideravelmente seus exemplares durante o combate, no entanto, após o fim da batalha, em meados da década de 1920, ganhou novamente relevo.  

Esta padrão, traduzido para o inglês e foi adotado pela American Kennel Club, o Affenpinscher oficialmente foi registrado no AKC Stud Book em 1936. O primeiro da raça a ser registrado no AKC se chamava Nollie v. Anwander, e foi um dos quatro cães importados da Alemanha que pertencia a Bessie Mally of Cicero, Illinois.

A Segunda Guerra Mundial interrompeu a reprodução do Affenpinscher nos EUA e foi somente em 1950 que o interesse pela raça foi se tornando interessante. Ele ainda é raro hoje em dia, embora tenha ganhado um pouco de notoriedade em 2002, quando Ch Yarrow’s Super Nova ganhou uma competição no Toy Group em 2002 no Westminster Kennel Club Show com transmissão nacional.

Por sua semelhança com um macaquinho, acabou levando o nome de Affenpinschers que significa “cara de macaco”. Era utilizada inicialmente como um hábil caçador de ratos, exercendo a guarda em casas e lojas, mas passou a sua função de cão de companhia na região sul da Alemanha, deixando a função de caçadores de ratos em segundo plano.


TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO DO AFFENPINSCHER

A lista de características da raça é longa, confiante, alegre, carinhosa, protetora com a familia, corajoso, cheio de energia, brincalhão, embora tenham essas características, normalmente são quietos.

Uma vez alerta, leva tempo para se acalmar. É um cão destemido e certamente irá enfrentar outros cães, mesmo que maiores que ele. Caso alguém esteja a sua porta, fique tranquilho, seu cãozinho irá lhe avisar e avisará todo o bairro também. Mais calma, ele não costuma latir por qualquer coisa.

Como todo cão, o Affenpinscher precisa de socialização desde filhote o exponha à diferentes pessoas, locais, sons, cenas e experiências, essa socialização ajuda a garantir que o seu Affen cresça saudável tornando-se um cão bastante sociável.  Sem uma liderança adequada em que as regras e limites estejam bem claros, os Affens podem rapidamente de tornarem autoritários, simplesmente porque a maior parte das pessoas que possuem cachorros de porte pequeno costumam tratá-los de forma inadequada, sem que haja uma liderança firme e clara, causando assim alguns comportamentos negativos no cachorro. Até as crianças devem aprender a lidar com o cachorro e serem seus líderes.

Como são muito brincalhões, o filhote precisa de treinamento desde cedo, mas deve ser bem variado, já que este cão se cansa rápido e pode ficar aborrecido com facilidade. De modo geral são inteligentes e podem aprender muito rápido as coisas que lhe ensinam, ele está sempre ávido para aprender e agradar as pessoas quando é ensinado com técnicas de esforço positivo como elogios, brincadeiras e recompensas com comida. São ótimos para pessoas aventureiras, que gostam de viajar e levar seu amiguinho junto, pois são bem adaptáveis e se ajustam muito bem as mudanças

Affenpinscher tem espírito territorial, em principal quando se trata dos brinquedos e alimentos, para este motivo podem não ser recomendados às casas com crianças pequenas, mas adoram estar ao lado da familia e amigo, são muito leais e amáveis.

A coragem de um Affen se estende também à sua falta de cuidado com relação a sua própria segurança. Ele é capaz de pular de camas altas no chão e escalar cercas para sentar-se em cima e apreciar melhor a vista. Forneça alguns degraus para que ele consiga subir e descer da mobília com segurança.


APARÊNCIA FÍSICA DO AFFENPINSCHER 

É uma raça de pequeno porte e compacta que tem um formato quadrado, sua pelagem é dura, densa, áspera e abundante. Possuem a cabeça arredondada com stop bem definido e com uma pelagem mais longa e reta, seu focinho é reto e curto, tem olhos redondos e escuros. Seus lábios e seu nariz são pretos. Essa raça possuem as sobrancelhas eriçadas e abundantes e uma barba imponente.

As orelhas são inseridas altas e pequenas, podendo ser apontadas para cima ou um pouco caídas em “V” invertido quando são mantidas naturais e as vezes elas são um pouco cortadas para ficarem eretas. O pescoço é curto e ereto, que desce para o seu peito, que é ligeiramente chato e amplo. Suas costas são retas, curtas e descem ligeiramente na parte de trás até alcançar a sua cauda, que é inserida alta e usualmente é para o alto, curvada sobre suas costas. Os membros desses cães são arredondados e curtos. No geral, cães dessa raça possuem uma aparência pura e desalinhada.

O filhote, como na maioria das raças pequenas, apresenta um período de desenvolvimento relativamente curto, porém mais intenso. Normalmente, o crescimento se dá mais rapidamente no período do 8° a 10° meses de vida, já que nos primeiros seis meses os filhotinhos aumentam seu peso em cerca de 20g por dia. Entre o 4° e 6° mês, acontece a troca de dentes.


COR E PELAGEM DO AFFENPINSCHER 

Sua pelagem é grossa, áspera e densa com uma textura dura.

A coloração do Affenpinscher é preferencialmente preto, mas pode existir uma variação do cinza, prata, preto e bronze, ou vermelho, que varia de marrom para um bronzeado alaranjado.Na Europa, essa raça tem apenas em preto, às vezes com uma cobertura leve de cinza.


CUIDADOS, SAÚDE E BEM ESTAR DO AFFENPINSCHER 

Por ser muito destemido, este pequeno cãozinho tende a enfrentar os cães maiores, por isso, cuide do seu bichinho, sempre passeio com ele com a guia e a coleira, para assim evitar outros problemas.

Eles devem ser escovados diariamente para manter seu pelo sempre brilhante e sem nós, se optar pela tosa, esta não deve ser muito curta e deve ser feita com cuidado, pois ficam muito inquietos na hora e o processo pode ser um pouco trabalhoso. Ocasionalmente eles terão pêlos que crescem nos cantos dos olhos e podem causar certa irritação, sendo necessário a remoção imediata. Affenpinschers não costumam soltar muito pelo, mas alguns podem acumular ao redor da casa.

Essa raça é no geral bastante saudável, mas alguns exemplares podem desenvolver problemas cardíacos,  oculares, respiratórios, principalmente em climas quentes e luxação patelar. Affens também são mais suscetíveis a desenvolver problemas de pele que podem levar a perda dos pêlos nos flancos, além de Doença de Legg-Perthes muito comum em raças pequenas e muitas vezes até confundida com displasia de quadril, em que deforma a articulação do quadril e que pode causar artrite. A displasia de quadril também pode estar presente, uma condição hereditária que afeta os ossos do quadril.

Os dentes devem ser escovados pelo menos, duas ou três vezes por semana
afim de evitar tártaros, bactérias, gengivite e a queda precoce dos dentes, diariamente seria muito melhor.

Mantenha o seu cãozinho em boa forma, medindo sua comida e alimentando duas vezes por dia em vez de deixar comida exposta o tempo todo. Se não tiver certeza se ele está acima do peso faça o teste do olho, primeiro, olhe para ele, você deve ser capaz de ver uma cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas, polegares ao longo da coluna vertebral, com os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não ver suas costelas sem ter que pressionar muito. Se você não puder, ele precisa de menos comida e mais exercício. Sempre consulte o seu veterinário para que o profissional acompanhe a alimentação de seu animal.

As unhas devem ser aparadas uma ou duas vezes ao mês, caso não forem gastas naturalmente, se você ouvir suas unhas batendo no chão, significa que elas estão longas demais. As unhas dos cães possuem artérias, se você cortá-las demais causará sangramento e o seu cão pode não querer cooperar nas próximas vezes. Por isso, se você não tiver experiência ou não se sentir confiante para a tarefa, procure ajuda profissional. Importante checar também suas orelhas pelo menos uma vez por semana e procurar por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possam indicar infecções. Limpe-as semanalmente usando loção de de PH equilibrado para evitar maiores problemas.

Ao procurar por filhote dessa raça para a venda, deve-se agir de forma cautelosa, é preciso buscar um filhote em um canil especializado, se possível, e verificar de perto a procedência do animal.


PREÇO

O preço varia de R$2.500,00 a R$4.000,00.


FOTOS

Ficou com alguma dúvida sobre esta raça de cãozinho? Deixe sua pergunta nos comentários ou nos siga nas redes sociais através do Facebook e Instagram.

Comentários

comentários

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário